quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Papa pede eliminação da pena de morte

Clipping: Canção Nova Notícias, por Leonardo Meira

Após a Catequese desta quarta-feira, 30, o Papa saudou as delegações de diversos países participantes de um encontro promovido pela Comunidade de Sant'Egidio com o tema "Não há justiça sem vida".
"Desejo que o encontro possa encorajar as iniciativas políticas e legislativas promovidas por um número crescente de países para eliminar a pena de morte e para continuar os progressos substanciais realizados para configurar o direito penal tanto à dignidade humana dos encarcerados quanto a uma eficaz manutenção da ordem pública", disse o Santo Padre.

.Porém, comenta o Catecismo da Igreja Católica:

"2267. A doutrina tradicional da Igreja, desde que não haja a mínima dúvida acerca da identidade e da responsabilidade do culpado, não exclui o recurso à pena de morte, se for esta a única solução possível para defender eficazmente vidas humanas de um injusto agressor.

Contudo, se processos não sangrentos bastarem para defender e proteger do agressor a segurança das pessoas, a autoridade deve servir-se somente desses processos, porquanto correspondem melhor às condições concretas do bem comum e são mais consentâneos com a dignidade da pessoa humana.

Na verdade, nos nossos dias, devido às possibilidades de que dispõem os Estados para reprimir eficazmente o crime, tornando inofensivo quem o comete, sem com isso lhe retirar definitivamente a possibilidade de se redimir, os casos em que se torna absolutamente necessário suprimir o réu «são já muito raros, se não mesmo praticamente inexistentes» (42)"

42. João Paulo II, Enc. Evangelium vitae, 56: AAS 87 (1995) 464.

.Não podemos dar um juízo acerca da infaliabilidade da declaração do Papa, se essa opinião que ele emitiu foi como homem ou como Romano Pontífice, expressando a doutrina. Certamente vai causar discussões acerca do que seria veramente correto.

.Para que não restem dúvidas, o discurso original em inglês se encontra AQUI na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas religiosas ou pessoais serão excluídas. Seja prudente e tenha caridade em seu comentário.